setembro 28, 2009

Manely snicket's - uma série de infortúnios
chegámos ao fim deste atribulado período eleitoral. foi uma grande luta para todos, mas foi sobretudo dífícil para manuela ferreira leite. como se não bastasse ser líder do psd (por nenhum motivo em especial, apenas o laranja não a favorece), não há fotógrafo que a faça parecer mais afável, menos azeda...? talvez antes das sessões pudessem dar-lhe uns rebuçadinhos em vez de gomos de limão. e lá foi ela, de terra em terra a distribuir acenos, sorrisos (???) e alguns (poucos) beijinhos. mas nada de loucuras porque a nossa manuela vai para a cama cedinho, por isso não houve jantares/comício daqueles de fazer noitada. vá tudo para a cama cedinho que deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz os votos crescer. chega finalmente esse dia especial, o dia das eleições. manuela não se conforma que o sufrágio seja feito no dia do Senhor, mas vá, que seja. para a semana confessa-se e reza uns terçozinhos extra para compensar. os nervos não a largam, ou seria apenas a lista do supermercado? fosse o que fosse alguma coisa distraiu a candidata ao ponto de aguardar numa fila de uma mesa de voto que não era a sua. entrou rápido e saiu veloz sob o pretexto de ter coisas para tratar que não conseguiu resolver durante a campanha (devia mesmo estar a pensar na lista do supermercado). chega a noite e manuela entra sorrateira pela porta lateral do hotel, contrariando os companheiros de duelo que entraram pelas respectivas portas da frente para agrado de jornalistas e fotógrafos. depois das diversas atribulações do dia, a espera na fila errada e provavelmente a espera da caixa do supermercado, segue-se o resultado das eleições. manuela perde, o seu rival ganha as eleições e pela cara que mostrou, manuela deve ter chupado mais uns gomitos de limão antes de discursar. não sei se a candidata do psd tinha comprado alheiras para o almoço, mas alguma coisa lhe caiu mal, porque o seu rosto denotava uma clara azia quando desceu para discursar perante os apoiantes do seu partido. tenta rematar a coisa da melhor forma possível, preparando o partido para novas batalhas que se avizinham (será que mais infortúnios vão perseguir manuela?), mas a noite e as atribulações ainda não tinham terminado. depois de descer do púlpito e tentando manter a dignidade perante a sua derrota, manuela é engolida por uma onda humana de apoiantes e jornalistas que se tentam aproximar e que quase derrubam uma enorme coluna de som em cima da candidata do psd. ah pois...reparam nisso? não repararam pois não? mas foi que eu vi! como se não bastasse tudo o resto, para rematar a noite manuela ferreira leite quase foi esborrachada por uma coluna como se fosse um pequeno insecto. bem eu por cá fico a seguir atentamente as aventuras e desventuras de manuela (e não só) sempre há espera de novos (e saborosos) infortúnios!

1 comentário:

Lucas disse...

Coitada da senhora! Senhora? Tenho as minhas dúvidas, mas pronto! Depois de se chegar a uma certa idade, e tendo em conta que a velhisse é um posto (será que é?), eu cá acho que o posto dela seria num qualquer hospital psiquiátrico ou mesmo numa unidade de deposição de pessoas claramente fora do prazo de validade, vulgo Lar da 3ª Idade.
Por muito que queira não consigo ter pena dessa senhora de má memória, pois para mim, que não percebo nada da poda, a mulherzinha só sabia fazer contas e isto quando tinha pleno poder. Basta lembrar a gestão desastrosa que fez diante do pelouro da educação, nesses malogrados anos de alguma recuperação económica e estabilidade debaixo do mandato do actual presidente da república. Na verdade o que destaco de qualidade nessa senhora foi o facto de ninguém, enquanto governou os destinos das finanças e da educação, lhe fazer frente. Isto é, a prepotência de quem está ali porque alguém a pôs lá, sempre pautou o seu estilo de governação. E num governo que teve fundos europeus e dinheiro para gastar, coisa que até então pouco se via apesar da revolução salvadora de todos os males, pôde fazer o que quis e o que lhe apeteceu sem ter uma voz de desagrado e se a houve depresa foi esmagada pela sua prepotência e arrogancia. Por isso não me choca que essa mulherzinha quase tenha sido esmagada neste sufrágio e que o tenha sido literalmente por uma coluna. Podia ser que assim ganhasse juízo e fosse cuidar dos netos que já está bem na idade disso.
Eu por mim não lhe desejo mal, mas bem tampouco, que pelo menos este resultado lhe sirva de lição e ganhe um pouco mais de humildade e decência.