setembro 25, 2009

Agora que a campanha eleitoral está perto do fim chega a hora de fazer alguns balanços. não me vou aqui a pôr a analisar debates, propostas eleitorais ou outros aspectos realmente importantes das campanhas. aquilo que me interessa são os cartazes, esses elementos cruciais das campanhas que nesta altura aparecem por toda a parte. todos os partidos os têm em tamanhos diferentes e com os protagonistas em posturas diferentes. começemos pelos grandes. José Sócrates está no seu melhor, aparece de sorriso rasgado, por vezes de mão no ar a fazer o símbolo da vitória, à sua volta são por vezes visíveis alguns rostos de supostos eleitores que sorriem enquanto o olham como se estivessem a ver D. Sebastião a sair do meio do nevoeiro. à volta do candidato vão aparecendo, como nuvem que se adensa, as cores da bandeira. são cartazes agradáveis, com boa onda, direi mesmo com um feelingzito pop, é que estão mesmo porreiros pá! chegamos ao psd. Manuela Ferreira Leite tem vindo a melhorar muito e já se consegue parecer mais com a avózinha simpática e menos com o lobo mau. no entanto, o cartaz que é de uma simplicidade à altura da candidata, parece fazer lembrar as consultas no médico, onde enquanto nós falamos o "doutor" fica meio debruçado com os braços em cima da secretária a ouvir (ou não) todas as nossas queixas. de qualquer maneira fica a nota da evolução positiva, pois os cartazes iniciais, espalhados imediatamente após as eleições europeias, deixavam-me sempre um pouco maldisposta quando me cruzava com eles no caminho para o trabalho. seguimos para o portugal dos pequeninos. mais à esquerda temos Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã. os cartazes são geralmente pequenos, mostrando a diferença gritante entre os valores gastos nestas campanhas e as campanhas dos grandes partidos. Jerónimo tem ar de ser o nosso vizinho do lado, um pouco dentro da ideologia da "girl next door" popularizada pela Playboy. Francisco Louçã tem até um ar simpático, mas faz-me lembrar um daqueles professores que num momento sorriem e no momento seguinte estão de régua em punho a distribuir palmadinhas pelas mãos dos meninos mal comportados. bem e chegamos à minha primeira escolha para estas eleições. os cartazes do cds/pp. bolas é que até dá gosto. Paulo Portas no seu melhor, espalha charme nos cartazes sempre acompanhado dos seus compinchas, igualmente fashion e interessantes como o próprio. ao contrário dos cinzentões que nos bombardeiam dos outros partidos, os populares transbordam elegância, são giros e bem vestidos. aqui na zona os cartazes do cds apresentam o candidato da distrital em pose quase de galã de cinema, uma bomba. neste campo o meu voto vai para eles. ainda bem que os boletins de voto não têm lá as fotos de campanha, não fosse eu à útlima da hora mudar a minha orientação de voto. domingo, todos à urnas!

Sem comentários: