setembro 29, 2009

branco é, galinha o põe!
já por várias vezes usei este blog para relatar os momentos mais divertidos das minhas aulas. felizmente, tenho tido muitos! o meu maior desafio até agora têm sido o português para estrangeiros. depois de uma primeira experiência que correu muito bem, encontro-me agora prestes a deixar a segunda turma. esta é bastante mais heterogénea, bastante mais pequena e também bastante mais divertida do que a primeira. hoje tive dos momentos mais engraçados. tudo começou quando falávamos do verbo pôr. aparentemente uma conversa inocente e até aborrecida. dei vários exemplos de frases para tentar ilustrar as nuances no siginificado do verbo. lá me lembrei de dizer : as galinhas põem ovos. descobri que na roménia as galinhas "fazem" ovos e na ucrânia "trazem". depois achei que era melhor explicar que dos ovos por vezes saem pintos. depois começámos a entrar na área da biologia. alguém dizia que galinhas sozinhas não põem ovos. eu lá expliquei que elas põem ovos mesmo quando estão sozinhas, quando namoram, nascem os pintos. depois alguém perguntou como se diz quando uma mulher faz um bébé. eu comecei a ficar baralhada...faz um bébé...bem sozinha não faz! argumentei eu. não é como as galinhas! percebi que o queriam saber era o verbo engravidar. depois alguém perguntou o que era prenhe. lá expliquei que era a mesma coisa que grávida mas que se usava mais para animais. bem entre muita risota, grávidas, prenhes, ovos e pintos...fiquei um pouco confusa...mas pronto...as galinhas não engravidam, as mulheres não põem ovos e as galinhas põem, mas só em portugal!

Sem comentários: