abril 15, 2011

Afición y mala educación Eu sou aficionada (e não tenho vergonha de o admitir aqui na blogosfera) mas nem sempre foi assim.Em miúda não achava particular graça mas tudo mudou da primeira vez que assisti a uma corrida ao vivo.A partir desse dia tornei-me numa aficionada de coração.Posso não conhecer todos os cavaleiros, nem saber quais são as melhores ganadarias e não tenho conhecimentos para poder avaliar ao pormenor uma lide, mas sei quando estou a ver uma boa corrida, uma má ou uma assim assim.As touradas (como outras coisas na vida)despertam paixões e ódios.Já houve tempos em que apenas os grupos anti-tourada se mobilizavam, nesse tempo os aficionados passavam descansadamente ao lado dos protestos por considerarem que as touradas eram assim uma espécie de direito adquirido em que ninguém podia tocar e que estariam nas nossas vidas ad aeternum.Quando a proibição das corridas foi aprovada na Catalunha parece que se fez luz e finalmente a afición portuguesa percebeu que se não protegerem as corridas alguém pode vir a retirá-las da nossa cultura e depois só nos iria restar lamentar-nos como se lamentam agora os catalães.Eu compreendo que haja que não goste das corridas, quem proteste, vivemos (ainda) num país livre onde cada um pode dar a sua opinião.Livres para opinar não para insultar.De cada vez que leio alguma notícia sobre corridas de touros há sempre comentários de antis que nem chegam a ser opiniões,não passam de meros insultos.O jornal Público anunciou uma sondagem realizada onde 89% dos inquiridos são favoráveis à realização de corridas de touros.Ai que grande blasfémia cometeram os senhores deste jornal de vir dizer uma coisa dessas para a praça pública.Na página do facebook a notícia já tem mais de 400 comentários.Há comentários de antis e de prós, mas sinceramente (e sem querer puxar a brasa à "minha" sardinha)não percebo porque é que a maioria dos antis só são capazes de proferir insultos.Se querem fazer valer a vossa opinião não é com falta de educação que vão conseguir.Afirmam que a sondagem publicada foi encomendada(de certeza que se dissesse que 89% dos portugueses eram contra já achavam que era verdadeira),depois seguem-se elogios aos pró-tourada como: otários, merdas, cobardes, tristes, falhados, chamam vacas a algumas das mulheres que deixam comentários a favor das corridas e por aí afora vão, tratando assim desta forma educada e cordial todos aqueles que não são da sua opinião. Ora eu posso bem com pessoas que discordem de mim o que eu não aturo é gente mal educada!Ah, e já agora, por favor parem de comparar as corridas aos circos romanos onde se matava gente ou à escravatura, sinceramente esse vosso argumento onde comparam seres humanos a animais (sejam eles quais forem) parece-me um pouco parvo.Para rematar só quero dizer que me recuso a comentar estas notícias porque não tenho pachorra para peixeiradas.E mais, não me considero uma otária, uma merda, uma cobarde, uma triste, uma falhada e muito menos uma vaca e por isso acho que as pessoas que se dirigem nestes termos a outras que não conhecem não merecem a minha consideração.Querem ser anti-touradas?Tudo bem!Força aí na vossa luta!Eu para além de pró-tourada sou também anti-falta de educação e até sou gaja para fundar um movimento com direito a manifs e tudo!

Sem comentários: