novembro 23, 2010

E eu que tinha tanta esperança....

Confesso que quando surgiram as primeiras notícias de que Isabel Alçada ia ser Ministra da Educação eu fiquei satisfeita. Ora a senhora é professora há tantos anos que saberá bem o que as nossas escolas precisam, entende a situação dos seus colegas, conhece o tipo de alunos que há hoje em dia...isto era o que eu pensava e me deixava com esperança, muita esperança em relação à nova Ministra. Quer dizer, não estamos a falar priopriamente de um político burocrata que nunca pôs um pé numa escola (pôs, mas só como aluno), estamos a falar de uma professora e que não é exactamente uma novata nestas andanças. Caramba, com esta idade eu já devia estar habituada às desilusões e aos baldes de água fria! Mas a verdade é que me sinto completamente defraudada... A Ministra continua a cometer os mesmo erros dos seus antecessores... Não dialoga com os sindicatos de professores (pode às vezes até parecer que sim, mas depois nada do que é dito pelos sindicatos é levado em conta), não tem coragem para fazer uma verdadeira reforma do ensino em Portugal (mas uma reforma séria, feita para o nosso país e não copiada), não tem noção dos alunos que existem hoje em dia... E já nem falo da mensagem que gravou para o início do ano lectivo...é tão deprimente que até dá um bocadinho de pena. Acho que a Sra. Ministra devia deixar o poleiro e voltar à escrita...é que sinceramente gerir os detinos educacionais de um país não deve ser encarado como "Uma aventura".

Sem comentários: