janeiro 31, 2007

Nestas últimas semanas muito se tem falado acerca do caso de uma menina de 5 anos, natural da Sertã
que foi entregue pela mãe a um casal, 3 meses após o nascimento, uma vez que esta considerava não ter condições 
para criar a menina.
Muito se tem dito acerca deste assunto, que eu sinceramente considero que ultimamente começa perigosamente a derrapar para a palhaçada.
A primeira coisa que salta à vista, pelo menos a mim, é o julgamento público que tem sido feito pelos meios de comunicação social. Ora isto intriga-me, porque na escola aprendemos que o jornalismo deve ser imparcial, sem tomar partidos nem fazer juízos de valor. Sinceramente não me parece que seja aqui o caso. Os media têm apoiado descaradamente o casal que ficou com a menina, quase acusando o pai biológico de ser um incapaz que não vai conseguir criar a criança.
Não me parece que caiba aos jornais e televisões fazer este tipo de campanha. A eles cabe-lhes apresentar factos e nada  mais. E parace-me que por vezes nem isso têm feito convenientemente. Este caso quanto a mim está um pouco mal explicado.
Embora, por um lado, eu compreenda as razões que levaram este casal  a tomar esta atitude drástica, por outro também entendo que inicialmente o pai biológico tivesse dúvidas em relação à paternidade, uma vez que a mãe da menina teria tido relacionamentos com diversos homens. E não me venham dizer que é má vontade, porque qualquer homen (e sobretudo os portugueses, que não admitem enganos nessas áreas...) teria feito o que este fez. Aguardou a confirmação do exame de ADN para depois perfilhar a criança. Logo aqui penso que o casal que tinha a menina não foi muito correcto ao não permitir que o pai visitasse a criança. Talvez se tivessem iniciado aí um bom relacionamento com o pai biológico, muito do que está a acontecer pudesse ter sido evitado.
Depois outras coisas me parecem no mínimo incoerentes. A mãe biológica que vem agora dizer que quer que a filha fique aos cuidados deste casal, afirmou à 2 anos e meio atrás que queria que a menina ficasse com o pai biológico, aquando das audiências para a atribuição do poder paternal.
A senhora, uma imigrante brasileira, defende-se dizendo que o fez para que a menina não fosse para uma instituição....
Em entrevista à SIC, esta mulher afirmou que pouco tempo depois de ter entregue a menina aos cuidados deste casal, procurou-os para visitar a filha. No entanto, nunca obteve resposta e por isso não conseguiu ver a filha. Para além disso, esta brasileira, que na altura estava ilegal no nosso país, disse também que recebeu vários telefonemas anónimos, em que uma mulher a ameaçava dizendo para ela se manter calada senão denunciavm-na ao SEF. Eu só gostava de saber quem era esta mulher que ameaçava a imigrante com a perspectiva de ser deportada de volta ao seu país, de onde de certeza saiu 
em busca de uma vida melhor.
Bom, independentemente de se tomar partidos, e apesar das razões deste casal, o facto é que eles estão a desobedecer a uma ordem do tribunal, que à 2 anos e meio atrás atribuiu o poder paternal ao pai biológico. Qualquer cidadão que actue fora da lei, o que aqui é claramente o caso, tem de depois arcar com as consequências dos seus actos. Embora eu concorde que a pena pode ter sido exagerada, o facto é que este casal está a ir contra a lei ao ter em paradeiro incerto esta menina.
Por outro lado muito me espanta esta grande corrente de solidariedade que se gerou à volta deste caso.
Numa situação bastante diferente que foi noticiada na SIC à uns meses atrás, dava-se conta do caso de um jovem que tinha sido condenado a 3anos de prisão (se a memória não me falha), por alegadamente ter roubado um telemóvel. Ora as vítimas, quando ouvidas em julgamento nunca identificaram este jovem sem sombra de dúvida. Ficou sempre tudo no campo da incerteza. Para além disso, o jovem teve a depôr a seu favor uma testemunha que confirmou que no dia do assalto em que supostamente esteve envolvido, teria estado a trabalhar. A testemunha era uma senhora que tem uma empresa de mudanças e que chamava este jovem para trabalhar consigo quando este não estava na escola. A senhora em questão apresentou a agenda em que tinha marcado 
o trabalho que tinha tido nesse dia, e que tinha certeza, tinha tido a participação do jovem em questão. Para além do seu testemunho não ter valido de nada ao jovem que acabou por ser condenado, o juiz que presidia ao julgamento quase acusou a testemunha de mentirosa.
Este jovem, de origem africana, foi preso injustamente, e a uma pena quanto a mim excessiva para o roubo de um telemóvel!!!
Comparativamente com a pena que foi atribuída por, não direi sequestro da menina, mas por manutenção em parte incerta, penso que a juíza que condenou este homem até foi bastante branda.
Ora para além do peso exagerado da pena atribuída ao jovem acusado de roubar uma porcaria de um telemóvel, muito me espanta que a população portuguesa não se tenha insurgido contra o tribunal que o condenou, como está a acontecer agora, e não tenha feito abaixo-assinados e outras iniciativas para ajudar este jovem que foi condenado estando inocente.
Parece-me que a nossa justiça de tribunal, mas também a justiça dentro da cabeça dos portugueses, tem dois pesos e duas medidas. Eu tremo de pensar que não houve iniciativas nem recolhas de assinaturas para ajudar este jovem apenas pelo facto de ele ter uma cor de pele diferente.....
Já que a justiça deve ser chamada à atenção porque não fazer uma recolha de assinaturas, para que alguns famosos (futebolistas e artistas) que foram apanhados a conduzir com excesso de álcool, sejam sujeitos a multa e a ficarem sem carta como aconteceu
a um pobre serralheiro civil que foi apanhado no mesmo dia, ou então revoguem a multa do serralheiro, devolvam-lhe a carta e ponham-no a fazer trabalho comunitário......
Enfim, vai mal este país.....
Precisamos de abrir os olhos, se é para lutar por uma justiça menos parcial e mais eficaz então que se lute por todos os injustiçados e não só por alguns.
Uma última nota para o jornalismo português que anda esquecido daquilo que aprendeu. Está na hora de tirar o pó aos livros da faculdade e rever a matéria.....
Águas de Março

É pau, é pedra, é o fim do caminho

É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um caco de vidro, é a vida, é o sol

É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol

É peroba do campo, é o nó da madeira

Caingá, candeia, é o Matita Pereira

É madeira de vento, tombo da ribanceira

É o mistério profundo, é o queira ou não queira

É o vento ventando, é o fim da ladeira

É a viga, é o vão, festa da cumeeira

É a chuva chovendo, é conversa ribeira

Das águas de março, é o fim da canseira

É o pé, é o chão, é a marcha estradeira

Passarinho na mão, pedra de atiradeira

É uma ave no céu, é uma ave no chão

É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão

É o fundo do poço, é o fim do caminho

No rosto o desgosto, é um pouco sozinho

É um estrepe, é um prego, é uma conta, é um conto

É uma ponta, é um ponto, é um pingo pingando

É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando

É a luz da manhã, é o tijolo chegando

É a lenha, é o dia, é o fim da picada

É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada

É o projeto da casa, é o corpo na cama

É o carro enguiçado, é a lama, é a lama

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um resto de mato, na luz da manhã

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra, é um pau, é João, é José

É um espinho na mão, é um corte no pé

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração


Tom Jobim
 

janeiro 26, 2007

Muitas coisas me deixam admirada, algumas deixam-me verdadeiramente surpresa, outras deixam-me de queixo caído, mas poucas, muito poucas me deixam realmente absbilica!

http://www.youtube.com/watch?v=s_D2VmiQ83w 

Este link leva os utilizadores do youtube a navegar num video, de aproximadamente 7 minutos, completamente surreal.
Nele um pastor de uma dessas igrejas de trazer por casa, faz afirmações contra os estúdios Disney, dizendo coisas tão aberrantes como na capa da Pequena Sereia, uma das torres do palácio dourado que surge ao fundo é um pénis!! Realmente a imagem apresentada assemelha-se a um pénis, mas é praticamente imperceptível e totalmente invisível aos olhos das crianças!
Mesmo que fosse mais óbvio qual é o grande problema?? Todos os homens têm um pénis, por isso todos os meninos que virem a capa do video não vão ficar muito admirados e as meninas vão-se preparando para uma realidade que mais tarde ou mais cedo vão conhecer!
Outro pensamento me assalta quando oiço as afirmaçõe deste senhor, será que ele não tem mais que fazer na vida do que procurar pilas nas capas dos videos para crianças? Que passatempo interessante!
Este senhor diz outras coisas extraordinárias como por exemplo: diz ele que o nome Pocahontas quer dizer, na língua dos nativos americanos "espiríto do abismo" e que sempre que as pessoas dizem o nome da heroína desse maravilhoso filme, estão a chamar para junto de si e das suas famílias o próprio diabo. Disto só posso deduzir que o diabo deve ter andado ocupadíssimo quando este filme saiu nos cinemas com grande êxito!!
De acordo com algun sites, que facilmente qualquer um de nós pode pesquisar, Pocahontas não só não quer dizer aquilo que o pastor Josue Yrion afirma, como segundo alguns autores não era o nome deste mulher mas apenas uma alcunha que lhe tinha ficado dos tempos de infância e que significa na língua powhatan (a língua desta nativa americana ) "menina brincalhona"!
Este pastor da treta, tem ainda tempo para dizer coisas tão aberrantes como o facto de o realizador(pelo menos ele refere-se ao homem que "fez" o filme) do Rei Leão,  ser um homem homossexual, que morreu de SIDA, algum tempo depois de ter saído o filme.
Este suposto realizador que o pastor diz chamar-se John Smith, deve ser um autor desconhecido, pois os realizadores do filme são Roger Allers e Rob Minkoff.
Para além disso, esta sumidade religiosa diz também que Simba tem um andar efeminado e que nunca viu nenhum leão andar assim. Abençoado senhor que está
tão habituado a conviver com leões, deve ter vindo do circo...
Eu por mim só digo que qualquer felino, independentemente do sexo, tem um andar balançado, sensual e por isso profundamente feminino!
Ainda em relação ao Rei Leão, o pastor afirma que numa das cenas aparece nas estrelas a palavra SEX, que não é nem mais nem menos que uma mensagem subliminar para levar as criancinhas a praticar sexo de uma forma promíscua. No entanto, e segundo animadores da Disney, as letras estão lá sim senhor, mas são SFX, abreviatura comum da palavra inglesa special effects(efeitos especiais), e que lá foi colocada como uma espécie de "assinatura" relembrando o enorme trabalho que todos os animadores tiveram durante a realização do filme!
Para rematar, esta estrela cadente do púlpito, refere-se ao filme Aladino, como tendo numa das cenas, uma fala, que apenas poderá ser percepcionada se o filme for visto em slow motion, e em que uma das personagens (nem percebi qual, tal é a coerência do discurso!!) diz qualquer coisa do género:"children, teenagers take your clothes off!!". Mas quem é que vai estar a ver um filme em slow motion à procura de mensagens que são passadas subliminarmente em falas extremamente rápidas!?!?
Bom, depois de se ver este video, completamente surreal, fica-se com a distinta sensação que existem milhares deste pseudo-pastores, armados em moralistas e defensores dos bons costumes, que manipulam as fracas mentes daqueles que 
perdem o seu tempo precioso a ouvir o chorrilho de barbaridades que estas pessoas vomitam num qualquer culto religioso. 
Este pastor em particular, deve ser uma pessoa gravemente perturbada, sim porque ele diz muito mais do que aquilo que refiro neste desabafo. Ele é claramente brasileiro, é nítido na maneira como fala o português, no entanto insistentemente faz-se passar por norte-americano,usando expressões em inglês seguidas de um estapafúrdio "como é que se diz??", em que é perfeitamente claro o seu sotaque de brasileiro nas palavaras inglesas. E pergunto-me, para quê?
Será o facto de os brasileiros nutrirem um grande fascínio pela sociedade norte-americana, que leva este orador da tanga a fazer-se passar por norte-americano? Ele, apesar do discurso totalmente cretino, idiota e quanto a mim, em alguns pontos ofensivo, 
deve perceber que levando as pessoas a acreditarem que não é brasileiro mas sim norte-americano, mais facilmente leva as pessoas a fazerem o que ele quer, que no fundo não é que deixem de ver filmes Disney, mas sim que paguem o dízimo ou outra qualquer "mensalidade" que nós, pobres mortais devemos a Deus!!!
Vejam e reflictam....