agosto 22, 2007

Reivindicar...eu gosto de reivindicar! Já na escola eu era reivindicativa, segundo
alguns professores era-o até demais! Continuo a sê-lo, mas já com uma outra perspectiva...
E acho que todos devemos reclamar quando achamos que as coisas não vão bem!
Mas como para tudo na vida, para reivindicar ou reclamar existem regras.
Podem não constar num livro mas estão implícitas no civismo que devemos ter e no respeito pela liberdade, a nossa e a dos outros. Uma das primeiras coisas que me lembro de aprender, logo na escola primária, é que a nossa liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros.. Nunca me esqueci deste importante ensinamento.
Talvez por isso tenha ficado tão absbílica quando há alguns dias atrás vi um grupo de
jovens entrar por um milheiral a dentro e destruir aquilo que não lhes pertencia.
Várias questões me vieram imediatamente à ideia sobre o que estava a presenciar....
A primeira foi porque é que a televisão estava a filmar aquela "acção de protesto"??
Por que razão os protestantes chamaram a comunicação social?? Talvez temessem que o proprietário do milheiral e os outros algricultores presentes lhes dessem o que eles mereciam...uma valente tareia!
Depois pensei, mas que raio, estes protestantes não passam de uns míudos, 
fumadores de haxixe, que provavelmente nunca trabalharam um dia na vida, 
com que moral vêm destruir o fruto do trabalho de outros??
Bom confesso que fiquei bastante desiludida com esta atitude destes jovens, foi incorrecta,
desleal, já para não falar em ilegal.
Ficam alguns conselhos para estes meninos e meninas dados a protestos.
1º - Existem muitas formas de reivindicar, mas destruir propriedade alheia não é uma delas...
Que tal apostarem noutras formas de sensibilização, desenvolvendo acções de esclarecimento junto de produtores e consumidores... Ah pois, mas isso dá cá um trabalhão.... 
Realmente é muito mais fácil entrar pelos campos a dentro e destruir tudo! 
2º - O objectivo de um protesto não pode, nem deve ser apenas o de reclamar, deve mexer com as consciências, sensibilizar as populações, levar as pessoas a reflectir, conquistar mais adeptos...
Pois lamento informar que este vosso protesto conseguiu duas coisas: 
sensibilizou as pessoas para as dificuldades que os nossos agricultores continuam a enfrentar e conquistou a antipatia do público em geral pelos movimentos envolvidos no protesto!
Bom isto vai mesmo ser positivo para a vossa causa!
3º - Este meu último conselho refere-se a uma coisa que me desgostou muito.. Quem acredita nas causas por que luta não anda de cara tapada! Então expliquem lá as máscaras, os lenços... É mesmo giro protestar, sobretudo se pelo caminho se puder destruir qualquer coisa... 
Mas carinha tapada senão ao voltar a casa têm de ser ver com o papá e a 
mamã e correm o risco de ficar de castigo: um mês sem Playstation!
Para terminar quero apenas dizer que acredito que esta atitude....esta atitude estúpida, foi provocada por muita imaturidade, provavelmente misturada com várias substâncias ilegais.... 
Talvez seja melhor crescerem e aparecerem! Nessa altura pode ser que já tenham capacidade de organizar um verdadeiro protesto, digno de uma sociedade democrática como é a nossa.
Protestos destes, para mim: NÃO OBRIGADA!!NÃO OBRIGADA!!NÃO OBRIGADA!!NÃO OBRIGADA!!

Sem comentários: