agosto 06, 2008

Porque uma desgraça nunca vem só…
Eu nem sou de me lamentar…mas conhecem aquele ditado que diz “Deus fecha uma porta mas abre sempre uma janela”. O que eu tenho sentido ultimamente é que Deus me fecha um grande portão..daqueles de mansão ou de quinta..e me abre uma daquelas minúsculas janelas que se põem nos telhados para arejar o sótão.
Para quem não tem mais que fazer e aprecia o género tragicómico, já com um pézinho na novela de faca e alguidar e com subtis laivos de telenovela mexicana aqui fica a minha história recente…
A desgraça começou há vários anos atrás quando decidi ser professora..ninguém foi capaz de me internar compulsivamente ao verificar que eu não estava boa da cabeça…nem sequer um tabefezito só para acordar para o mundo..mas enfim lá se fez o curso e começou a verdadeira desgraça..os concursos! Nem me perguntem como funciona porque algumas coisas nem eu sei! Concorro apenas para entrar para as estatíticas. Gosto de colaborar com o nosso governo proporcionado-lhes dados precisos sobre o desemprego na classe docente. Bem, como nunca fui de esquisitices lá procurei trabalho noutras áreas, apenas para descobrir que para a maior parte dos empregadores ter uma licenciatura em ensino é a mesma coisa que nada. Ou seja, partem do princípio que somos do mais limitado que pode haver e que somos fisiologicamente incapazes de realizar qualquer outro tipo de tarefa que não seja ensinar. Mas nem tudo correu mal! Lá apareceu um emprego numa loja de telemóveis. Esta experiência de quase um ano não me serviu de grande coisa..excepto para fazer alguns amigos e verificar que estas lojas são férteis em clientes super cromos!
Como parar é morrer, decidi deixar os telemóveis e lançar-me à aventura abrindo a minha prória loja! Não de telecomunicações…de decoração! Uma linda loja..muito fashion e diferente de tudo o que existe na zona onde vivo. Pois bem menos de um ano depois tive de fechar..o que ganhei com mais esta experiência? Nada! Gastei todo o dinheiro que tinha amealhado durante o período “telemóvel” e ainda contraí um empréstimo que continuo a pagar até hoje!
Mas como não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe..lá consegui pôr a minha formação académica a dar frutos e consegui arranjar um emprego a dar aulas. Ah mas não pensem “pronto ela agora está muito bem!!”. Sou professora mas trabalho como formadora e, CLARO, a recibos verdes, entretanto surgiram mais umas oportunidades de emprego, tudo com recibos,mas ainda assim pensei “bem a coisa está a compôr-se”. Qual quê? Foi só eu começar a relaxar para se fechar o tal portão..Descobri que deveria estar a pagar o IVA desde há uns meses para cá..o que significa que por não ter pago cometi um crime que parece que até dá prisão..mas pelo visto não me vão prender..preferem que eu pague o que devo..já claro com juros de mora, mais coimas…enfim tudo isto no mês em que eu não trabalho! Portanto as minhas escassas poupanças (que não eram para ir para o Algarve,eram apenas para eu me alimentar duranto o Estio) vão agora parar aos cofres do Estado..por uma miséria que ganho por mês. Hoje é o grande dia..vou à repartição resolver este grande berbicacho provocado por muita falta de informação e por uma contabilista um pouco incompetente..estou tão nervosa que já visitei a casa de banho pelo menos umas 10 vezes e isto só no período da manhã.
Só para terminar este meu périplo de desgraças..devo informar que pelo caminho terminei uma relação de muitos anos…com direito a muita choradeira..lavagem de roupa suja e futura escritura da minha casa que obviamente vou pagar e mais um chequezito ao ex para repôr o investimento feito em algumas coisas que tenho em casa..acho que vou perguntar onde fica o banco alimentar mais próximo..ou não..aproveito e perco peso..